dezembro 11, 2014


OS MÍNIMOS CARAPINAS DO NADA

No Ponto, na farmácia de seu Belo, no armazém de secos e molhados de seu Bernardino, mesmo no final das tardes de conversação distinta do Banco Duas Pontes, no gabinete do nobre de alma e de gestos Vítor Macedônio (o belo varão, bem-nascido e gentil-homem), que reunia em torno de si (ali se servia do melhor conhaque francês) os potentados do caf?como o coronel Tote ou ilustres desocupados como seu B?P. Lima, maledicente e boa-vida, mas de berço, enfim nas várias ágoras da cidade onde se comerciava a novidade, a imaginação, o ócio e o tédio...

Nas janelas das casas terreiras de grandes e pesadas janelas de marco rústico, baixo e retangular, junto das calçadas, onde se ficava sabendo de tudo pelos passantes que iam e vinham (como era bom se debruçar e bater dois dedinhos de prosa ou fugir para dentro, se quem apontava na esquina era um maçante), de tudo se sabia sem carecer de estafeta e selo, as notícias e novidades: quem andava pastoreando quem, aquela que tinha caído na vida e agora era carne nova, estava de rapariga na Casa da Ponte, na testa de quem apontara o broto de futura e soberba galhada...

Mesmo nas nobres sacadas de ferro, nas janelas de ricos sobrados, podia-se ver a qualquer hora do dia, no enovelar lento do tempo, os carapinas do nada, ocupados na gratuita e absurda, prazerosa ocupação.

Eram os carapinas do mínimo e do nada, os devoradores das horas, insaciáveis Saturnos, dizia o sapientíssimo, alambicado, precioso dr. Viriato. Quem não tem o que fazer, faz colher de pau e enfeita o cabo, vinha por sua vez o proverbial, memorioso, eterno, pantemporal noveleiro Donga Novais, uma das poucas pessoas a não se entregar inteiramente ao vício e paixão da cidade. ?porque para ele a entidade metafísica do tempo não existe (como para os platônicos que, ao contrário dos hebreus, não tinham o senso da historicidade, lidavam com o puro universal), passado, presente e futuro são uma coisa s? retrucava o dr. Viriato súbito espantosamente aderindo ?fiação e tecelagem dos nossos mitos. Ele que era um cientista exaltado, um agnóstico convicto, de dialético linguajar maneirista que demandava precioso raciocínio, imaginação, dicionário.

AUTRAN DOURADO

Trecho inicial do conto Os Mínimos Carapinas do Nada (disponível na Internet)

Ilustração: Escher

outubro 14, 2014


O HOMEM É O ÚNICO

O homem é o único animal que toma medidas. O único que festeja seu aniversário. O único que come em horários regulares. O único que faz sexo para se divertir. O único que imita o porco, a cobra e o gavião. O único que prevê seu próprio fracasso. O único que escreve a própria história. O único que se olha no espelho. O único que é consciente do nascimento, velhice e morte. O único que se intoxica com os próprios atos. O único que vê seu irmão como um inimigo. O único que pesca por esporte. O único que acompanha enterros. O único que comanda os deuses. O único que veste casacos de pele. O único que se julga filho das estrelas. O único que advoga um criminoso. O único que inventa transportes. O único que cria e dissolve uma fronteira. O único que lamenta a própria sorte. O único que se tatua. O único que se diz artista. O único que tem medos ancestrais. O único que constrói balões. O único que sorve no mamilo que alimentará seu filho. O único que anda com a chave da própria casa. O único que lê suas próprias estórias. O único que ama e depois odeia. O único que mata milhares num só ato. O único que voa sem possuir asas. O único que produz vinhos sem idolatrar as uvas. O único que inventa super-heróis. O único que coleciona animais empalhados. O único que, de um bicho morto, fabrica salsicha, sapato, botão, luva, sofá e geleia de mocotó. O único que fala mal de si mesmo. O único que se orienta por uma bússola. O único que ora para pedir cura ou riquezas. O único que se diz imortal. O único que cultua um ego até que este seja trocado por outro ego. O homem é o único ser que amarra uma bomba a si próprio. O único, sim, o homem é o único animal que possui foro íntimo para afirmar que não é, nem jamais será, um animal.



BETO PALAIO


Pintura: Siron Franco

outubro 13, 2014

Henri Matisse (e sua pintura de luz) é um dos autores de frases nesta edição.


A PINTURA (1)

Desde a caverna de Lascaux até hoje, pura ou impura, figurativa ou não figurativa, a pintura não celebra nunca outro enigma senão o da visibilidade.
Maurice Merleau-Ponty

Pintar é entregar-se a um ritual mágico para satisfazer uma necessidade espiritual.
Jean-Michel Ribettes

A pintura não foi inventada para decorar casas. Ela é um instrumento de guerra para ataque e defesa contra os nossos inimigos.
Pablo Picasso

A pintura constrói-se sobre o que a precede.
Frida Kahlo

Pintar é sempre estar procurando algo mais, é perseguir uma outra imagem, é criar esta outra imagem.
Pierre Alechinsky

A mão é instrumento secundário quando se pinta com a alma.
Auguste Renoir

Existe sempre uma fórmula que finge pintar perfeitamente.
Pierre Bonnard

Um pintor não tem outros inimigos sérios senão os seus quadros ruins.
Henri Matisse

Todos tentam entender a pintura. Porque não tentam entender o canto dos pássaros? As pessoas amam a noite, as flores, tudo que as cercam sem tentar entendê-las. Mas, pinturas... Elas têm que entender o que é!
Pablo Picasso

Um pintor nunca deve fazer o que ele vê, mas o que será visto.
Paul Valéry

A pintura é a arte da alquimia, creio que as antigas noções de alquimia penetram no mundo e participam ativamente da pintura.
Antoni Tápies

A pintura é um prego onde penduro minhas idéias.
Georges Braque


A pintura é tal como a poeira, ambas estão repletas de ficção.
Eugéne Delacroix

Em pintura tem-se que falar sobre problemas. Pintura não é nada mais que pesquisa e experimentação. Nunca executei uma só pintura como obra de arte. Tudo é experimentação.
Pablo Picasso

Sorte minha que a pintura é silenciosa.
Jorge Mori

Pintar é fácil quando não sabemos, mas bastante difícil quando pensamos saber.
Edgar Degas

A pintura só é boa quando ela me olha.
Paul Klee

Tanto a psicanálise quanto a pintura têm uma técnica, mas nem a pintura nem a psicanálise são ciências. O segredo de ambas está na intuição.
Sérgio Fingerman

A pintura é somente uma outra maneira de escrevermos um diário.
Pablo Picasso

A pintura é poesia silenciosa e a poesia é pintura que fala.
Plutarco

A pintura exige disciplina e constância. Mesmo quando não estamos dispostos a trabalhar, devemos nos colocar diante da tela e algum tempo depois tudo flui naturalmente.
Arcângelo Ianelli

AS FRASES DA ARTE E DA CRIAÇÃO é um esforço pessoal de pesquisa e tradução que durou 15 anos (1980 – 1995) e que redundaram em 4.000 frases anotadas sobre a arte desde o Egito Antigo até momentos atuais. As frases foram depois separadas em Pintura, Música, Criação, Desenho, etc. As pesquisas principalmente foram feitas na Fundação Bienal, no MAC-USP, no MAM SP e na Biblioteca Mario de Andrade. O resultado disto é um conjunto de frases recolhidas na fonte, em livros, revistas especializadas e catálogos de arte que disponibilizamos aqui. No momento focamos o arquivo A PINTURA desta pesquisa. (Beto Palaio)


outubro 09, 2014



Diante de uma xícara de chá desaparece a lei. Diante da lei se traduz o alfarrábio. Diante do alfarrábio se enternece o livro. Diante do livro a pólvora dispensa narrativas. Diante das narrativas perde-se o fôlego. Diante do fôlego a água se domina. Diante da dominação se oculta a mulher. Diante da mulher o homem eterniza-se. Diante do eterno o rico se torna humilde. Diante da humildade está a xícara. Diante da xícara está o festejado conteúdo. Diante do conteúdo está a realização da cerimônia do chá...


(trecho retirado do meu livro Pitchula e os Paranóias)


Pintura: Kay Crain

outubro 06, 2014




1
● na hora da violenta floração ●
● das rubras damas da noite ●
● em tempos duros como esse ●
● é possível ouvir e repetir ●
● “calma calma meu porquinho” ●
● sentindo o peso disso tudo ●
● “basta os pardais aos cães” ●
● sussurra como se gritasse ●
● e ainda assim eis a treva ●
● triturando todos os ossinhos ●
● entre aqueles dentes de gato ●
● lambe os beiços e quer mais ●
● agora o silencio da fome ●
● essa coisa sempre acesa ●
● a flor a flor a flor a flora ●
2
● na hora da violenta floração ●
● esse tremor essa voragem ●
● o q não se ergue do chão ●
● entre muros e minas de sal ●
● o fio afiado e a distancia ●
● essa q não cessa e aperta ●
● so o q roi e rasga a pele ●
● a pele a pele e vem o sangue ●
● “é logo logo meu porquinho” ●
● depois será bem o de sempre ●
● quem apurar os ouvidos ●
● escutara esse tremor ●
● “num segundo meu porquinho” ●
● depois só as damas da noite ●
● a flor a flor a flor a flora ●

ALBERTO LINS CALDAS

Imagem: pétala de rosa ao microscópio.

outubro 05, 2014

Ezra Pound et Pier Paolo Pasolini.

"Ce que tu aimes bien demeure,
              le reste est déchet
Ce que tu aimes bien ne te sera pas arraché
Ce que tu aimes bien est ton véritable héritage
À qui est le monde, à moi, à eux,
              ou bien n’est-il à personne ?”
E. Pound, Cantos Pisans
Ezra Pound junto com o cineasta Pier Paolo Pasolini.

A LITERATURA (8)

Só posso escrever o que sou. E se os personagens se comportam de modos diferentes, é porque não sou um só.
Graciliano Ramos

O destino, como os dramaturgos, não anuncia as peripécias nem o desfecho.
Machado de Assis

A literatura irá morrer antes do ano 2000. Eu irei sobreviver, só por curiosidade.
Ezra Pound

Bactérias em um meio é cultura.
Arnaldo Antunes.

Devemos o progresso aos insatisfeitos.
Aldous Huxley

Agora, livro meu, vai, vai para onde o acaso te leve.
Paul Verlaine

Para escrever demorou três meses; para conceber tomou três minutos, mas para reunir os dados tomou-me a vida toda.
F. Scott Fitzgerald

Assim é, se lhe parece.
Luigi Pirandello
Para os peixinhos do aquário, quem troca a água é Deus.
Mario Quintana
Aquele que lê maus livros não leva vantagem sobre aquele que não lê livro nenhum.
Mark Twain
Os grandes escritores têm a sua língua, os medíocres, a sua gramática.
José Lins do Rego

A linguagem é um vírus vindo do espaço sideral.
William S. Burroughs

O lugar onde a gente vai é sempre tão diferente, tão mais seco do que o lugar que a gente sonha.
Autran Dourado

Mas é tão fácil não ser ofendido por um livro... Basta fechar suas páginas!
Salman Rushdie

Eu mantenho meus ideais porque, no fundo, ainda acredito que as pessoas são boas de coração.
Anne Frank

Às vezes penso que o Brasil não existe. É um conto de Pedro Álvares Cabral com prefácio de Pero Vaz de Caminha.
José Cândido de Carvalho

Não tenho absolutamente nada contra qualquer coisa que soe a uma tentativa.
Caio Fernando de Abreu

O céu vem abaixando. Narrei ao senhor. No que narrei, o senhor até ache mais do que eu, a minha verdade. Fim que foi. Aqui a estória se acabou. Aqui, a estória acabada. Aqui a estória acaba.
João Guimarães Rosa

Todas as coisas já foram ditas. Mas como ninguém escuta, é preciso recomeçar.
André Gide

Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver.
Bertold Brecht

AS FRASES DA ARTE E DA CRIAÇÃO é um esforço pessoal de pesquisa e tradução que durou 15 anos (1980 – 1995) e que redundaram em 4.000 frases anotadas sobre a arte desde o Egito Antigo até momentos atuais. As frases foram depois separadas em Pintura, Música, Criação, Desenho, etc. As pesquisas principalmente foram feitas na Fundação Bienal, no MAC-USP, no MAM SP e na Biblioteca Mario de Andrade. O resultado disto é um conjunto de frases buscadas na fonte, em livros, revistas especializadas e catálogos de arte que disponibilizamos aqui de dois em dois dias. No momento focamos o arquivo A LITERATURA desta pesquisa. (Beto Palaio) 

setembro 26, 2014

 Clube dos Amigos dos Gatos, dístico desenhado por Jean Cocteau. 


A LITERATURA (7)

A estória é a casca e a narrativa o miolo.
David Antin

Eu não acredito em inspiração. A primeira condição que tenho para escrever é sentar e a segunda é escrever.
José Saramago

Ou a ficção é uma aventura ou ela não é nada.
Steven Milhauser

O escritor original não é aquele que não imita ninguém, mas aquele que ninguém pode imitar.
François Chateaubiand

Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido.
Jules Renard

Os grandes escritores nunca foram feitos para se submeter à lei dos gramáticos, mas para imporem a sua.
Paul Claudel

A genialidade é a capacidade de realizar aquilo que existe no pensamento.
Scott Fitzgerald

Os governos suspeitam da literatura porque é uma força que lhes escapa.
Emile Zola

Evite de uma vez tanto o original como a cópia, tanto o modelo como a reprodução.
Gilles Deleuze

Não sei inventar personagens. Eu estou sempre escrevendo acerca de mim mesmo em situações impossíveis. Nunca criei um só personagem. Em meus contos, creio que o único personagem sou eu mesmo.
Jorge Luis Borges.

Escrevo sempre até o ponto do orgasmo, que é quando perco o controle da linguagem e quando o melhor texto flui.
Kathy Acker

Escrever é pensar no papel.
William Saroyan

Nós escrevemos para sentir a vida duas vezes, no momento vivido e no retrospecto.
Anais Nin

Não existiria literatura sem a memória. Os escritores são alimentados o tempo todo pelo que eles se lembram.
José Saramago

A resposta pós-moderna ao moderno consiste em reconhecer que o passado—já que não pode ser destruído, porque sua destruição leva ao silêncio—deve ser revisitado com ironia e de maneira não-inocente.
Humberto Eco

Toda hiperficção são as migalhas que sobraram da festa da cultura. E o que sobrou você pode levar para casa numa sacolinha chamada Avant-Pop.
Ron Sukenick

Escrever é uma luta contra aquele código que traduz todos os significados na íntegra.
Donna Haraway

Quando a literatura se torna subordinada da cultura; quando se torna um suplemento desta cultura, ela não pode mais ser chamada de literatura.
Raymond Federman

Escrever é guerrearmos com tinta para nos fazer entender.
Jean Cocteau

Literatura é a pergunta menos a resposta.
Roland Barthes


AS FRASES DA ARTE E DA CRIAÇÃO é um esforço pessoal de pesquisa e tradução que durou 15 anos (1980 – 1995) e que redundaram em 4.000 frases anotadas sobre a arte desde o Egito Antigo até momentos atuais. As frases foram depois separadas em Pintura, Música, Criação, Desenho, etc. As pesquisas principalmente foram feitas na Fundação Bienal, no MAC-USP, no MAM SP e na Biblioteca Mario de Andrade. O resultado disto é um conjunto de frases buscadas na fonte, em livros, revistas especializadas e catálogos de arte que disponibilizamos aqui de dois em dois dias. No momento focamos o arquivo A LITERATURA desta pesquisa. (Beto Palaio)

setembro 24, 2014

malevich_black_cross.jpeg

RETAS ATÉ NÃO SER

A sinuosidade
das veredas
ao ardor do sol
não podem
enfraquecer
a aspiração
de chegar
ao cume.

O que não é
totalmente reto
é tortuosidade,
flexuosidade,
rodeio,
entresseio,
circuito,
reviravolta.

Volteio
de travessas
ao longe
vistas do cume
tornam-se retas
sem medir
serpenteios
alheios

BETO PALAIO


Pintura: Kazimir Malevich

setembro 23, 2014

5372020303_5d5d60edf5_o

UM EDITOR QUE REJEITA COM ESTILO:


"EU SOU SOMENTE UM, só um, SÓ UM.
Somente um ser, UM DE CADA VEZ.
NÃO DOIS, não três, SÓ UM. Só uma
VIDA POR VIVER, só sessenta minutos em 
UMA HORA. Somente um par de olhos. SÓ UM
cérebro. SOMENTE UM SER. Sendo somente um,
TENDO UM PAR DE OLHOS, tendo somente
UM TEMPO, tendo somente uma vida, NÃO POSSO
ler seu LIVRO três ou quatro vezes, NEM MESMO 
UMA SÓ VEZ. Somente uma olhada, SOMENTE UMA
OLHADA É O BASTANTE. Mal e mal uma cópia se
venderá por aqui. UMA E OLHE LÁ. 
Uma e olhe lá..."



O editor ARTHUR C. FIFIELD rejeita 
o livro THE MAKING OF AMERICANS escrito 
por GERTRUDE STEIN em 1912.


setembro 21, 2014


A beleza do amor está nas nuances (Moliére)

A LITERATURA (6)

Um movimento literário são quatro ou cinco escritores que moram na mesma cidade e se detestam.
George W. Russell

Acontece com os livros o mesmo que com os homens, um pequeno grupo desempenha um grande papel.
François-Marie Arouet Voltaire

A obra criada em nosso interior sempre parecerá mais bela que aquela posta no papel.
Alphonse Daudet

Sou um barco preso à pena e à tinta.
Honoré de Balzac

É ainda possível chorar sobre as páginas de um livro, mas não se pode derramar lágrimas sobre um disco rígido.
José Saramago

Os leitores extraem dos livros conforme seu caráter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram uma o mel, outra o veneno.
Friedrich Nietzsche

                              A tradução é a arte dos erros.                             
Humberto Eco

Um escritor não precisa de uma ideia para escrever um livro. Ele precisa de umas quarenta idéias.
Elizabeth Peters

Quando se fala em ficção as pessoas cometem o erro de achar que toda ficção é ou deveria ser algo chamado “romance”.
Margaret Altwood

Somos todos escritores, só que alguns escrevem, outros não.
José Saramago

Novelistas não escrevem como os pássaros cantam, pelo impulso da natureza. Faz parte do trabalho uma certa rotina e os dias tomados por algo ao nível da carpintaria.
William Golding

Nós escrevemos para experimentar duas vezes a vida: na hora da escrita e em retrocesso.
Anais Nin

De um modo geral as palavras curtas são as melhores, mas as palavras antigas são as melhores de todas.
Sir Winston Churchill

Eu vivo da boa sopa e não da linguagem.
Jean Moliére

O leitor pode trair o escritor quanto desejar, mas o escritor não pode jamais, em hipótese alguma, trair o leitor.
W. H. Auden

O livro pertence a essa classe de instrumentos, que uma vez inventados não foram aprimorados porque já estão perfeitos o bastante, como o martelo, a faca, a colher ou a tesoura.
Humberto Eco

O tempo é o único crítico que não tem ambições.
John Steinbeck


AS FRASES DA ARTE E DA CRIAÇÃO é um esforço pessoal de pesquisa e tradução que durou 15 anos (1980 – 1995) e que redundaram em 4.000 frases anotadas sobre a arte desde o Egito Antigo até momentos atuais. As frases foram depois separadas em Pintura, Música, Criação, Desenho, etc. As pesquisas principalmente foram feitas na Fundação Bienal, no MAC-USP, no MAM SP e na Biblioteca Mario de Andrade. O resultado disto é um conjunto de frases buscadas na fonte, em livros, revistas especializadas e catálogos de arte que disponibilizamos aqui de dois em dois dias. No momento focamos o arquivo A LITERATURA desta pesquisa. (Beto Palaio)