julho 08, 2014


SEGUNDO MATISSE

Em dado momento eu finjo que estou viva e escuto um tango, estendo roupas vermelhas e danço, tímida, na área de serviço. Ninguém me vê, nem responde aos meus quadris.
Não se sabe quanto de tambores e cornetas eu tenho nos seios, quanto de púrpura no ventre, quanto de mãos no teclado.
Num certo momento da audição de tantos Tom Waits e lembrando-me dos Flintstones eu me viro para a porta e saio, em shorts de jeans e blusa sintética, a cheirar o corredor do prédio em desembalada carreira unificadora pensando em rochas e mares. Conto conchas e me espraio lânguida no vermelho das toalhas de banho e os lençóis ao vento tímido do varal. Os gestos dos braços são mais largos que os das pernas, claro, claro, claro está.
Festa dos óculos pra se enxergar de perto e aquele esmalte transparente, algumas manchas no sofá azul com cheiro de guardado e suspiro nas almofadas grudentas que de longe nem enxergo as manchas, e nem as minhas manchas do cabelo ou do rosto, e o que vale mesmo é a destreza do pensamento, mas que pensamento se a cerveja nem está gelada? Que aperto escolher para desabar em palavras?
Por que eu guardo o meu leque perto daquela rolha idiota de champanhe? Um psicólogo diria que é um sintoma. De movimento hemorrágico, talvez? De pescoço pro alto, boca aberta e olhos fechados? Que sinais escondem os signos dos guardados inúteis?
Quanto ainda suportar este arfar do peito e as pernas fechadas?
Bendito Piazzola.


Jane Chiesse Zandonadi


Arte: Henri Matisse – A dançarina - 1938

Nenhum comentário: