junho 08, 2014


A INCENDIÁRIA


Quem é? Quem é? Quem é esse anjo infernal? Hoje eu sei muito bem o que sou. E denuncio nossa depressão compartilhada. Desde a proliferação das pragas e catástrofes. Ou mesmo. A ação criminosa que matou milhões de búfalos na pradaria americana. Revejo a cena com o estomago embrulhado. Enquanto o cigarro do caçador branco ardia. Centenas de milhares de heranças das hemoglobinas bufalinas, sob a mira de rifles indigestos, ardiam igualmente. Há um arpejo de harpas que denunciam contratempos. “E as tartarugas marinhas?”, alguém lembra de incluir o tema nesse diálogo sem peias de limite catastrófico. Tento explicar, tim-tim por tim-tim. Sob a luz da vela, fechamos um olho, mas continuamos vendo a luz da vela; fechamos o outro olho, e assim, com os dois olhos fechados, não identificamos mais a luz da vela. "Ei, estranha!" A voz não era alta, mas clara e penetrante. Eu olhei inutilmente através dos arbustos, então ouvi um assomo de cascos por sobre os pedregulhos da trilha. Desta vez fiquei um pouco impaciente. Olhei para cima, e percebi pela primeira vez, além da borda, uns cinquenta metros acima de mim, outra trilha paralela, e dali, olhando para baixo, bem na minha direção, por entre as excessivas folhagens, vi uma mulher diminuta montada em um cavalo negro. Pouco a pouco nos aproximamos e observei que aquela mulherzinha era minha imagem refletida num espelho tridimensional. Observo o céu. Metade dele era azul e a outra metade era rosa-choque. Uma combinação de destruição e falácia nos observa atentamente. “É claro que sim!”. Estão dando o primeiro passo em direção aos humanóides extraterrenos. Em comparação. “O que buscam eles nesse pântano de inutilidades?”. Imaginem se uma descomunal falha planetária aceitasse ir para a escola primária, apenas para aprender as primeiras letras. Acendi um isqueiro de metal que cheirava à gasolina. Nada no mundo conseguia apagar aquele isqueiro. A chama, no entanto, era completamente inútil. Exceto para os fumantes e os portadores de coquetéis molotov. Todo obvio ulula. Os cães latem, as palavras ardem. Pontiagudo é o punhal da palavra. Há destino, circo, malabarista, trevas, açoites, orgulho, cigarro, gracejos. Minha mão treme. As cartas estão marcadas, pois nossa língua vem de um latim mais que arcaico. Mas ontem no zôo, nada parecia agradável. Um peregrinar de engradado em engradado. Todos os compartimentos estavam vazios após o prenúncio do apocalipse final. Sinto-me como se fosse acariciada pelos lábios de um anjo. Estou bem ao lado de Deus. Ao aproveitar este momento locomotivo. Joguei o fogo eterno daquele isqueiro para o meio da relva seca que cobria inteiramente o chão de nossa imensa floresta.

- Será que morri e não sabia?

Quando eu era menina eu tinha medo de que, em vez de mulher, eu pudesse ser um homem. Esse trauma ficou para trás. Hoje. Eu vivo sem complicações. Quando algo não parece certo, eu grito até que as coisas novamente façam sentido. Eu não gosto de fechar os olhos para descobrir que não há música, luzes, ou pessoas que eu conheça lá fora que não se repitam aqui dentro de mim. Eu também não gosto de ficar sozinha, detesto ficar na minha cama sozinha, ou mesmo pela manhã, quando acabo de acordar e me sento, sem motivo nenhum, no banco do meu carro, sem ninguém à vista, dentro da garagem. Ah, eu também odeio o som do silêncio. Se eu adormeço deitada sobre meu braço direito, logo passo a ouvir o que parece ser a batida do coração da minha mãe, às vezes em meu sonho eu até comparo a minha respiração em cadência com a respiração de minha mãe, quando acordo é para encontrar a mim mesma deitada de costas em uma posição que mais lembra um feto, com isto eu me sinto enganada e traída. Eu uivo desde minhas entranhas em um acesso de raiva, até que alguém venha e me faça carinho, geralmente minha mãe, que está chocada e preocupada da forma como sua filha caçula poderia ser tão diferente dos seus outros filhos. Mas logo acordo e vejo que sonhei. Sinto-me de fato tão sozinha. Dias e noites que seguem a este sonho materno não significam nada para mim. São dias vazios. Com isto cheguei a pensar em falar com um colega na clinica. Talvez ele me prescrevesse algo diferente do que eu mesma me prescrevo. Talvez.

- Espere um minuto que já te atendo... Sim eu sei que estou atrasada no atendimento... Mas não dá para ter paciência?

Eu não sei o que diabos meus pacientes lá fora estão falando, falando, falando. Esta minha gravidez me deixa um tanto exasperada. Implico com tudo. Sobremaneira. Também não sei o motivo do meu bebê hoje estar me chutando tanto. Ele está tão agitado. Às vezes imagino que dentro de meu útero há uma cabeleira em que meu bebê se pendura. Isto é mais que bizarro. Melhor chamar o próximo paciente.

- Pode entrar quem chegou primeiro!

Uma moça muito jovem entra para atendimento e deita-se no divã, como sempre fizera nos últimos meses.

- A doutora viu o jornal de hoje?

- Não vi não... O que houve?

- Está ardendo em chamas toda a nossa reserva florestal... Eles desconfiam de incêndio criminoso...

Parece-me que pela primeira vez estou a par dos acontecimentos. Fico deveras emocionada pelo terrível incêndio. O alvoroço em abundância me toca profundamente.

- Nossa! Mas quem faria uma desgraça dessas?



Beto Palaio

Nenhum comentário: