junho 13, 2014


SILHUETAS E PIRUETAS

Deixe de sonhar. Viver num mundo de faz de conta. O escritor é um grande fingidor. Mentiras que se conta na forma de estórias de urgência premeditada. Rindo e jogando as cartas do acaso como um bufão. Há, entretanto, no rol de contar, este caso que é especialmente verídico. Houve mesmo esse leão solto nas ruas. Um que fugiu do circo de nossa infância. Vimos esse leão em 1975. Depois em 1966. Depois em 1957. O tempo em que se via o leão ia se afastando de nós. Uma estrela de quinta grandeza apareceu na janela daquele sobrado em 1966. Ninguém me avisou que o leão era um engodo. Segui o animal até as fuças. Frente a frente com ele. Mais e mais acreditei em sua existência. Desde que aquela janela se abriu. Um rosto que tudo principia. Surge ali. Depois o corpo inteiro da donzela. Um balcão inteiro somente para a namoradeira se espreguiçar.

- Você soube do leão que está solto nas ruas?

Ela me perguntou. Mas não tinha medo de fera nenhuma. A beleza daquela moça sim, é que era selvagem e cativante. Sua silhueta contra a luz da lua nova. “Eu te quero!”. Gritei para ela. Mas o grito ficou aqui dentro. Por precaução ou timidez, nada disse. No dia seguinte voltei ao mesmo local. Subi ladeiras. Atravessei praças. Cheguei a um descampado onde uns guris jogavam bola. Perguntei para o carteiro. Depois para o pipoqueiro. Por fim para um vendedor avulso de jornais e lembranças da Copa do Mundo. Ninguém sabia me dizer sobre a casa assobradada que ficava diante da paineira da praça central da cidade. Um desses vendedores anônimos até brincou comigo:

- Você procura uma casa assobradada ou uma casa assombrada?

De vez em quando damos passagem para uma estória leve, porém grafada de sentimentos e aporrinhações. Esta é uma delas. Ocorre que tenho um primo que é historiador e é bastante zeloso em sua função. Num desses sábados fui visitar esse primo munido de detalhes da pessoa que vi no balcão da janela daquela casa assobradada. Ele foi buscar o livro de registros históricos da cidade. Parou aqui. Estipulou ali. Reafirmou possibilidades extravagantes com negativas de sua cabeça, a qual ia lentamente para lá e para cá. Depois sossegou. Acendeu um cigarro, mas o deixou para apagar sozinho no cinzeiro. Preocupado ele me falou lentamente:

- Eu acho que você falou diretamente com Jurema, a filha da Marquesa de Santos...

Ouço ainda o ribombo daquela janela se abrindo e a bela moça saindo no balcão. Entretanto é meu primo, o historiador, quem me instiga:

- Você disse de um leão solto na rua?... Pois isso aconteceu realmente no tempo da Marquesa de Santos... Tiveram, por fim, de matar o leão que escapara de seu tratador...

Acontece com todo mundo. Se não entendo o que escrevo não é culpa minha. Estive entre a vida e a morte na possibilidade de ser atacado por um leão. Andei mesmo pela madrugada insone desta pequena cidade. Pisei em paragens desconhecidas. Cheguei realmente diante daquela paineira. Podia até ouvir o rugido do leão ao longe. Mas devo confessar que não sei, em verdade, o que me aconteceu naquela noite. Será que fui salvo por essa improvável aparição? Nunca mais voltei àquela praça. Vez por outra eu penso que errei. Deveria ter dito para Jurema, a filha da Marquesa, que me salvasse. “Sim, beleza, o leão foi visto por aqui! Salve-me. Jogue-me suas tranças. Faça alguma coisa!”. Mas nada disse. Hoje eu confesso minha culpa. Não aproveitei a oportunidade desse leão esfaimado que andou solto por ai.


Beto Palaio


Arte: Pablo Picasso- Leão e domadora - 1968

Nenhum comentário: